Não é fácil decidir que tipo de véu usar e como escolher o véu de noiva certo para o casamento. Por isso, juntamos dicas indispensáveis de especialistas no assunto. Confira!

Véu para noivas é sinônimo de tradição: nunca sai de moda e combina com todos os tipos de cerimônia. Eles podem ser simples ou mais rebuscados, longos ou curtos. Os véus para noivas são parte fundamental do look de noiva quando o assunto é casamento.

Antes de começar: qual é o significado do véu?

O véu da noiva é um acessório que provoca encantamento em qualquer mulher. A tradição veio dos gregos e romanos que, por acreditarem que a noiva poderia ser alvo de maus espíritos, cobriam o rosto da noiva com tecidos para protegê-las.  As damas de honra também surgiram nessa época, quando outras mulheres acompanhavam a noiva até o altar, também com o intuito de enganar os maus espíritos. Hoje o véu é símbolo de castidade, pureza e tradição.

Véu ou Voillete?

Junto com o véu, o voilette também é outra grande opção para noivas! O voillete confere um ar vintage e romântico ao look. A noivinha tem que ter estilo! Ele pode ser o grande destaque cobrindo todo o rosto ou parte dele ou acompanhado de flores de tecido, plumas, tiaras, casquetes.

Penteados para noiva em 2017: descubra as tendências que valem apostar | Atelier Mercedes Alzueta
As voilletes nunca saem de moda e são sempre um clássico. Este é o nosso Voillete Helena com pérolas

São tantas as opções disponíveis, que certamente você encontrará um, pois o véu de noiva continua se atualizando e seguindo as tendências da moda bridal.

Algumas dicas fundamentais que a ajudarão em como escolher o véu de noiva perfeito para seu look de noiva:

1º) Sem neura, o véu não é necessário!

O véu da noiva tem a mesma importância que o buquê, o vestido e os acessórios, e por isso seu uso não é obrigatório, a noiva pode dar destaque somente ao penteado, se for o caso.

2º) Use somente o necessário

Mas se você decidiu usar o véu de noiva, sugerimos que use durante a cerimonia e para uma linda sessão de fotos. Aproveite para retirar o véu para quando quiser dançar e se divertir.

3º) Tudo depende de como, quando e onde!

A formalidade do casamento, o tipo físico e rosto da noiva também estão diretamente ligados ao tamanho e forma e comprimento do véu.

Conheça os 6 principais modelos de véus:

Véu longo ou catedral: 

Indicado para casamentos na igreja, à noite e em lugares fechados, é o modelo mais formal. Geralmente possuem de 2 a 5 metros.

como escolher o véu de noiva perfeito para o seu casamento | Blog We Love

Véu de noiva ponta de dedo:

O comprimento desse véu deve ser a ponta dos dedos da noiva. É indicado para todos vestidos longos.

como escolher o véu de noiva perfeito para o seu casamento | Blog We Love

Véu de noiva no cotovelo: 

A altura do véu deve ficar entre o cotovelo e a cintura da noiva. Deve ser evitado em vestidos com cauda.

como escolher o véu de noiva perfeito para o seu casamento | Blog We Love

Véu de noiva no ombro: 

é mais indicado para cerimonias durante o dia, e combinam bem com vestidos curtos de noiva e com decotes tomara que caia. O comprimento desse véu vai até o ombro.

como escolher o véu de noiva perfeito para o seu casamento | Blog We Love

Voilettes:

Finalmente, os voilettes e os véus super curtos, que cobrem só os olhos. Estes deixam o visual da noiva mais leve, menos sério e muito charmoso. São os mais indicados para casamentos íntimos, mais informais assim como cerimonias que acontecem durante o dia em casa, no campo ou na praia.

Voilette de Noiva Valéria | Atelier Mercedes Alzueta | Compre Online
Voilette de Noiva Valéria

Disponível no site, clicando aqui

como escolher o véu de noiva para cada tipo físico e formato de rosto:

Magras e Altas:

Noivas mais magras e altas podem usar véu preso abaixo do coque

Silhueta Equilibrada:

Noivas com silhueta equilibrada podem optar por qualquer modelo de véu assim como as noivas com rosto ovalado, caracterizado por uma face mais simétrica. Escolha algo proporcional as suas linhas e que complete seu look de noiva.

Rosto Oval:

Se o rosto for oval, só que é um pouco mais comprido, opte por um véu em cascata, adornado com tiaras ou coroas para noivas.

Rosto Quadrado:

Para noivas com rosto quadrado são indicados os véus mais longos.

Rosto Redondo:

Já para as noivas com rosto redondo o véu que cai ao longo das laterais da face é a melhor escolha.

Rosto Triangular:

Para noivas com rosto triangular, escolha um modelo que traga volume para a parte de trás da cabeça dando mais ênfase na parte inferior da face.

Qual o tecido do véu da noiva?

Geralmente os véus são de tule ou renda. O tule é mais leve e transparente, e deixará o vestido mais à mostra. Muitas noivas preferem a renda por ser mais rebuscada e romântica e confere um ar de nobreza.

Então, já decidiu se vai usar véu ou voilette? E descobriu como escolher o véu de noiva certo para o casamento? Esperamos que nossas dicas tenham ajudado! Comente aqui!